Serão dispensáveis os tapetes do seu carro?

Serão dispensáveis os tapetes do seu carro?

Índice

Cada vez fabricados com materiais de menos qualidade, os tapetes do carro existem com um intuito e, como tal, devem ser tratados. Mas, afinal, qual a importância dos tapetes do carro?

Função de higiene e proteção

Os tapetes de carro têm um objetivo óbvio, evitar que manchemos ou molhemos o chão. Entramos no carro diretamente da rua, e podemos inadvertidamente levar os sapatos molhados, sujos de lama ou com resíduos habituais do exterior, como pequenas pedras, areias e folhas. 

Assim, o uso dos tapetes permite limpar o carro com mais facilidade. No entanto, se deixarmos o chão do carro ficar sujo ou se molhar com frequência, pode criar mofo e maus odores.

Função de segurança

O bom estado do piso do carro, principalmente no lugar do condutor, é fundamental para a nossa segurança. No caso do condutor, é de extrema importância, já que o tapete permite a aderência do calçado ao chão, na hora de fixar o calcanhar no chão no chão e virar os tornozelos para utilizar os pedais com a ponta do pé.

Função estética

Por norma, os tapetes dos carros costumam ser escuros ou mesmo pretos, com a finalidade de se tornarem despercebidos. No entanto, e dependendo dos materiais utilizados, estes podem melhorar a aparência do interior do nosso automóvel, seja pela cor, material, design, desde que cumpra sempre as funções descritas acima.

Os tapetes de carro são dispensáveis?

O Código da Estrada não contempla nem obrigação, nem proibição do uso dos tapetes no carro, desde que sejam devidamente homologados. Podemos até prescindir deles, desde que o interior do carro apresente condições de segurança. 

Porém, sem tapetes, o chão acabará por se sujar com mais facilidade, assim como se virá a deteriorar mais rapidamente, perdendo a capacidade de aderência ao calçado.

Quando devem os tapetes ser trocados?

A necessidade de substituição dependerá sempre do uso que damos ao carro, dos cuidados de limpeza efetuados e, claro, do nível de deterioração que eles apresentam. Assim, e embora passe muito por uma prévia inspeção visual, a troca vai depender em grande parte da disponibilidade do proprietário do carro, bem como do nível de conforto e aderência que sentimos nos tapetes durante a condução. 

Assim, se pensa trocar os tapetes do seu carro, tenha em atenção que existem vários tipos, modelos e materiais, tais como têxteis, de borracha e metálicos. 

Porém, estes devem garantir o mínimo de qualidade, ser recomendados para o modelo do carro, encaixando bem no lugar do condutor sem influenciar negativamente o uso dos pedais e, claro, que não escorreguem.

Desta forma, e se pensa trocar os tapetes do seu carro, verifique primeiro o estado dos seus, bem como a sensação que eles conferem durante a condução. Se trocar, garanta que são confortáveis, resistentes e que não são escorregadios!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!



Aceder à Fonte da Notícia

Testemunhos Google

Alguns números

Anos no Mercado
0
Inspeções anuais
0
Centros de Inspeção
0
Profissionais qualificados
0

Inspeção em 15 minutos?

Icone Insparedes
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.