O filtro de partículas começou a falhar? Saiba o que fazer!

O filtro de partículas começou a falhar? Saiba o que fazer!

Índice

Como tal, a Insparedes preparou-lhe um guia para que conheça a verdadeira importância do filtro de partículas, como o manter em boas condições e como solucionar problemas do mesmo.


O que é o filtro de partículas?

O filtro de partículas é produzido em cerâmica ou carboneto de silício e contém uma estrutura semelhante a um favo de mel, mas com células quadradas em vez de hexagonais. É colocado entre a linha de escape dos motores turbodiesel e são responsáveis por evitar que partículas nocivas sejam emitidas para a atmosfera.

Qual a finalidade do filtro de partículas?

O filtro de partículas tem o objetivo de armazenar as partículas de fuligem que são produzidas pelas combustão incompleta do combustível nos motores turbodiesel. 

Durante o processo de regeneração, estas partículas são eliminadas, já que são queimadas e convertidas em gases inofensivos.

Como funciona o filtro de partículas?

O filtro é composto por variadíssimos canais paralelos, dos quais metade possuem uma entrada aberta e uma saída fechada, já outra metade tem a entrada fechada e a saída aberta. Esta especificidade faz com que os gases, para poderem sair do filtro, tenham de atravessar a parede porosa dos canais paralelos. 

Esta “armadilha” reduz a necessidade de equipar o carro com um catalisador na superfície do filtro que, por ser de platina, é de preço bastante elevado. Este processo natural de eliminação de partículas acumuladas é apelidado de regeneração passiva. 

Já a regeneração ativa, outra ação pela qual se pode limpar o filtro de partículas, obriga a injetar combustível adicional nos próprios cilindros através de um injetor extra que aquece os gases.

Qual o contra do filtro de partículas?

O maior problema que pode ocorrer é a obstrução do filtro, que pode afetar o funcionamento do motor. Nem todas as partículas são provenientes do carvão, podendo ser do enxofre do gasóleo ou pequenas quantidades de metais utilizados em compostos lubrificantes, que vão obstruindo o filtro de partículas de forma progressiva. 

Existe ainda a possibilidade da regeneração ativa falhar, o que acontece quando são realizados percursos muito curtos que não dão tempo ao motor de perpetuar a regeneração ativa. Quando vários ciclos são interrompidos de forma consecutiva, a quantidade de carvão vai crescer de forma crítica. 

Normalmente, quando chega a esta fase, uma luz na instrumentação avisá-lo- á. Assim, o condutor deve acelerar de forma a forçar a regeneração do filtro, evitando claro ignorar o aviso.

Como prevenir a obstrução do filtro?

Quando se acumula uma quantidade excessiva de carvão, este pode compactar e não ser queimado mesmo que o filtro de partículas aqueça. No geral, a regeneração ativa é capaz de impedir o problema. 

Porém, sem dar conta, o condutor pode interromper a regeneração, bastando para isso desligar o motor ou realizar um percurso muito curto. Para tal, é imprescindível recorrer à regeneração passiva, conduzindo a mais de 60km/h em quarta ou em quinta durante pelo menos 15 minutos. 

O recomendado, de forma idealista, seria realizar um percurso deste a cada 200km ou, nessa impossibilidade, realizar um trajeto na autoestrada. Dependendo dos quilómetros realizados, a luz de avaria do motor pode acender-se, obrigando a passar por uma oficina para que seja apagada. 

O problema é que o próprio carvão deixa resíduos, uma vez que se acumular um pouco de cinza em algum ponto do canal, este fica obstruído para sempre.

Qual a solução aquando a obstrução do filtro?

    Efetuar uma limpeza do filtro, recorrendo a uma oficina que poderá
    realizar a limpeza através de ultrasons que farão vibrar as partículas,
    desincrustando-as das paredes do filtro. Esta solução não deixará o
    filtro como novo, mas permitirá que ele volte a funcionar normalmente.

    Substituir o filtro é a solução mais aconselhada, pois é a única que lhe
    dará real garantia do seu bom funcionamento.

Após a limpeza ou substituição o carro passa na inspeção?

Se se comprovar que o seu filtro não apresenta partículas nocivas acumuladas, o seu carro passará na Inspeção sem qualquer problema. Isto, claro, se não apresentar outros problemas que possam colocar a sua segurança ou a dos outros condutores em risco.

Estima-se que um filtro de partículas pode durar pelo menos 160 mil quilómetros, mas é comum começar a dar problemas aos 120 mil ou aos 80 mil no caso do veículo apenas realizar trajetos curtos. Como tal, tente aumentar os percursos de vez em quando ou, a cada 200km, levá-lo a “dar uma volta” na autoestrada.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

Saber Mais

Testemunhos Google

Alguns números

Anos no Mercado
0
Inspeções anuais
0
Centros de Inspeção
0
Profissionais qualificados
0

Inspeção em 15 minutos?

Icone Insparedes
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.