A Insparedes ajuda-o a cumprir o desafio de incluir o seu amigo de quatro patas na sua viagem, dando-lhe a conhecer cinco fantásticas dicas:
Prepare a sua viagem
Planear cuidadosamente a sua viagem garante que evite imprevistos e calcule percalços previamente.
Assim, levar o seu animal ao veterinário para verificar a saúde do mesmo, é uma passo fundamental para garantir que terá umas boas férias e que o seu animal de estimação não necessitará de cuidados especiais durante as mesmas.
Outro detalhe importante, é planear as atividades e o seu dia-a-dia no local onde passará férias, contando com a presença do seu animal de estimação, incluindo-o em toda a sua rotina.
Assim, verifique a possibilidade de o incluir ou garanta antecipadamente que terá por perto uma alternativa onde o deixar, onde tanto a segurança como o conforto lhe sejam garantidas.
Escolha cuidadosamente o alojamento
Este não deixa de ser um dos pontos mais importantes a ter em conta quando viaja com animais.
Assim, garanta que a escolha do local se adequa às necessidades do seu animal, e se é permitido o alojamento do mesmo, dando primazia a casas espaçosas em vez de quarto de hotel.
Adeqúe o meio de transporte ao seu animal
A viagem em si não deve ser menosprezada, já que é nela que podem acontecer os maiores incómodos.
Assim, se vai optar pelo automóvel, teste primeiro se o seu animal é tolerante aos movimentos do veículo, dando um passeio com ele para verificar o seu comportamento.
Caso verifique que ele enjoa, o que é comum, fale com o veterinário a fim de lhe prescrever comprimidos anti-enjoo.
Poderá optar por fazer a viagem com outros meios de transporte, desde que este aceite animais e o seu animal tolere a presença de outras pessoas, o que poderá testar fazendo viagens de treino antes das férias.
Acima de tudo, não descure as necessidades básicas do seu amigo, como comida, água e acesso a “casa de banho”.
Pense nos outros
Viajar com animais pode ser um verdadeiro privilégio, porém deve ter em conta as outras pessoas, que podem não o apreciar.
Conheça o seu animal de estimação e prepare-o para que este se mantenha calmo na presença de outras pessoas e/ou animais.
Na escolha de alojamento indique claramente que está a viajar a escolha um local que se adapte às suas necessidades.
Não permita que, em locais públicos, o seu animal se afaste de si, já que além de poder importunar outros transeuntes, pode até perder-se ou alguém o levar.
À falta de alternativas, escolha um hotel para o seu amigo de quatro patas
Se após as dicas anteriores, acha melhor não levar o seu animal de férias, então saiba que há locais onde os pode deixar durante as férias, onde o animal será tratado por pessoas especializadas para o efeito.
Assim, caso não tenha um amigo ou familiar que tenha disponibilidade para ficar com ele, encontrará um leque variado de hotéis para cães e/ou gatos, onde o conforto e alimentação dos mesmos serão assegurados.
Procure bem antes de decidir, tendo em conta preços, disponibilidade e condições, dando primazia ao feedback que possa recolher previamente. Uma visita ao local sem aviso também pode ser uma boa estratégia, já que se fala do local onde deixará o seu animal e a quem confiará os seus cuidados.
Acima de tudo, prepare o seu animal antecipadamente, respeitando as suas necessidades e a sua personalidade e evitando causar-lhe stress.
Faça algumas viagens curtas com ele para que este se adapte, evitando que o seu “bichinho” fique nervoso no dia da grande viagem!
Lembre-se que ter na sua posse um animal de estimação é uma responsabilidade que assumiu, pelo que descurar o seu tratamento ou abandoná-lo para ir de férias, além de irresponsabilidade, é desumano.
Não contribua para a taxa de abandono dos animais, preserve a segurança e as condições do seu animal de estimação antes e durante a viagem e conheça o verdadeiro prazer de viajar em grande companhia, não desfazendo claro as condições do seu automóvel, que devem ser, também, revistas e regularizadas antes da partida.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!