Assim, a Insparedes dá-lhe algumas dicas para que saiba como agir se o seu carro simplesmente não pegar, pequenos truques de salvamento que poderão ajudá-lo!
Muitos de nós já passamos por isto, girar a chave e o carro não dar o arranque. Uma situação que pode mesmo deixar-nos aflitos!
No entanto, se se vir nesta situação, não se dê por vencido à primeira. Antes de chamar o reboque, experimente alguns truques. Ressalvamos que os mesmos não vão resolver o problema que está na origem da ausência do arranque, mas poderão ajudar a que se desloque rapidamente ao mecânico mais próximo.
O que fazer se o carro não pegar?
Se o motor de arranque fizer clique, mas não pegar, pode estar com a bateria fraca, terminais da bateria sujos, motor de arranque desgastado ou solenóide preso.
O que fazer?
- Girar a chave: Se o carro ligar, mas não pegar, acenda a luz de teto e observe enquanto tenta ligar o motor. Se a luz se apagar, é sinal de que a bateria está realmente fraca – quase morta. Para aquecer a bateria, os terminais e o motor de arranque, experimente girar a chave para a posição inicial repetidamente cerca de 10 vezes seguidas. Pare e espere cinco minutos. Em seguida, tente ligar o motor. Mas se a luz do painel de instrumentos permanecer acesa ao girar a chave, passe para a próxima manobra se o carro não ligar.
- Tocar nos terminais da bateria: Não há forma de limpar terminais de bateria corroídos quando estiver com o seu carro preso sem ferramentas. Mas pode tentar mover ou pelo menos sacudir os terminais o suficiente para fazer um melhor contacto. Bata em cada terminal da bateria com a sola de um sapato para girá-lo levemente ao redor do terminal da bateria se o carro não der partida. Em seguida, tente ligar o motor.
- Tocar no motor de arranque: Caso tenha acesso ao motor de arranque, tente acertar-lhe com a chave de roda do macaco do carro. Por vezes, os contactos elétricos ficam presos e podem ser libertados batendo levemente nos mesmos.
- Se não houver nenhum clique quando gira a chave, com o pé no travão, mova a alavanca de mudança para a posição neutra e tente ligar o motor. se não funcionar, mova novamente para a posição neutra e tente novamente. Por vezes, mover a caixa de velocidades pode restabelecer o contacto elétrico dentro do seletor de marcha da transmissão.
E se o motor der partida, mas não ligar?
- Leve batida no tanque de combustível: Se o carro não der partida, experimente bater no fundo do tanque de combustível várias vezes com a sola do sapato para sacudir o motor da bomba de combustível. Em seguida, tente ligar o veículo. Se sentir o cheiro de combustível, pode ter o motor afogado.
- Pode ter problemas de combustível ou filtro: Se o seu carro não der partida, pode estar sem combustível. É surpreendentemente fácil esquecer de encher o depósito. Se achar que o seu medidor de combustível está avariado, pode ser necessário chamar o reboque e encaminhá-lo para a oficina.
- Bloqueio de ignição ou roda emperrada: Se o seu carro não der partida porque não consegue girar a chave de ignição, a trava da direção pode estar emperrada. Isso geralmente é causado por um pneu dianteiro de um lado do veículo encostado com força a um passeio. Para soltá-lo, basta girar ligeiramente a roda de um lado para o outro, girando cuidadosamente a chave para a frente e para trás ao mesmo tempo, até que o fecho se solte. Se não conseguir mover o volante, pise no travão e liberte cuidadosamente o travão de mão e deixe o veículo sair ligeiramente para fora do passeio. A seguir, use o travão de mão e tente novamente. Cuidado: só faça isso quando for seguro – não tente se estiver estacionado numa inclinação acentuada.Certificado Médico Eletrónico (a ser enviado eletronicamente pelo profissional de saúde), nas seguintes situações: 60 anos ou mais, condutor de veículos pertencentes às categorias AM, A1, A2, A, B1, B, BE ou veículos agrícolas das categorias I, II e III OU Condutor de veículos das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE, bem como das categorias B, BE para condutor de ambulância; camiões de bombeiros, transporte de doentes, transporte escolar, transporte de crianças ou veículos ligeiros de aluguer para o transporte de passageiros.
- Motor de arranque avariado: Também é possível que o motor de arranque esteja com defeito. Este é o motor elétrico conectado à bateria do seu carro que coloca o motor em movimento quando liga a ignição. Se a bateria estiver totalmente carregada, mas se ouvir um clique alto ao tentar ligar o motor, este é um sintoma típico de uma partida com defeito e / ou falha na instalação elétrica que irá exigir inspeção e diagnóstico para reparação.
- A bateria pode estar descarregada ou com defeito: Uma bateria descarregada é o motivo mais comum pelo qual o seu carro não liga e pode ser causada por uma série de motivos, como ter deixado as luzes acesas, algo no sistema elétrico que causa o esgotamento da bateria ou até mesmo uma bateria com defeito que não mantenha a sua carga. Assim, como o carro não liga, uma bateria descarregada geralmente faz com que o sistema elétrico do veículo pare de funcionar corretamente, o que significa que as luzes ou o rádio não carregam.
Se a bateria estiver descarregada, poderá dar a partida no carro utilizando os cabos de ligação e um segundo veículo com bateria totalmente carregada. Se o problema persistir, irá precisar de testar adequadamente a bateria e o sistema de carregamento por um profissional numa oficina.
A bateria de um carro recarrega até certo ponto durante a condução, no entanto, irá precisar de conduzir por pelo menos 30 minutos após o início rápido para permitir que recarregue o suficiente para a próxima vez que ligar o motor.
Este ciclo de condução deve ser idealmente em estradas sem trânsito, sem muitos sistemas que consomem muita bateria, como os faróis e o aquecimento.
Se nunca lhe aconteceu dar à chave e o carro não pegar, estas dicas podem ajudá-lo no futuro! Lembre-se que estamos todos sujeitos, pelo que mais vale prevenir do que remediar!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!